top of page

A Barba

Sétimo Dever - “O USO DA BARBA”

a barba de um homem

O homem é a imagem e semelhança de quem?


De Deus. Em Gênesis 1:26, disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança!”.

Em que o homem é a imagem e semelhança de Deus?


O homem tem forma física de Deus, e a semelhança na sabedoria; pois o homem é superior a todos os animais, e a tudo que Deus criou, sendo que até a natureza está submissa ao homem, desde que o homem procure aperfeiçoar seus conhecimentos, tanto na natureza, quanto na ciência e como o filho em obediência.

Qual foi o distintivo, isto é, o que Deus colocou na face do homem para diferenciar do rosto da mulher?


A BARBA: embora exista homens que não tem barba, e há mulheres que tem barba, isto são fenômenos da natureza, sendo um problema de hormônio masculino ou feminino.

Como é considerado o homem que deixa a barba crescida por ordem de Deus?


Diz a ordem de Deus: “Não farão calva na sua cabeça, e não raparão os cantos da sua barba, e nem darão golpes na sua carne. Santos serão ao seu Deus; portanto serão santos” Levíticos 21:5, 6.

 

O que fez Davi, quando os seus servos tiveram a barba rapada por Hanum?


Davi não permitiu que eles com a barba rapada entrassem em Jerusalém, mas mandou que eles ficassem em Jericó, até crescer a Barba. II Samuel 10:4, 5.

Que ordem Deus deu para o profeta Ezequiel no capítulo 44:20?


“E a sua cabeça não raparão, nem deixarão crescer o seu cabelo; antes como convém tosquiarão as suas cabeças”. Tosquiar é aparar, e como convém a cada formato de rosto, tudo com decência e ordem, com toda higiene e postura.


Atenção:

Muitos pregadores do Evangelho, diz que o rapar a barba não é transgressão da Lei de Deus. Dizem que José rapou a barba sendo ele um hebreu filho de Jacó, quando foi presidiário no Egito, e para se apresentar diante de Faraó ele rapou a sua barba. Genesis 41:14

 

Nenhuma das traduções da Bíblia Sagrada, embora variadas, não diz que Jose rapou a sua barba, exemplo a João Ferreira de Almeida, edição revista e corrigida, 72ª Impressão, diz: “Então enviou Faraó, e chamou a José, e o fizeram sair logo da cova, E BARBEOU-SE e mudou os seus vestidos, e veio a Faraó.” A Bíblia Sagrada traduzida por Matos Soares, falando do mesmo acontecido com José, disse: “Tosquiaram-no” A Bíblia Sagrada Tradução Novo Mundo diz: “E Faraó foi mandar chamar José para que o trouxessem rapidamente da masmorra. “Ele (José) se barbeou então e trocou as suas capas e entrou a Faraó” Em nenhuma dessas traduções da Bíblia Sagrada diz que José rapou a sua barba.

 

José é um exemplo de um rapaz fiel ao seu pai; fiel ao seu patrão Potifar; homem de respeito que não se deixou levar pelo assédio da mulher de Potifar, preferindo ser preso. Na prisão continuou sendo fiel ao chefe do presídio; cuidando do presídio e ajudando os presos, interpretando os sonhos dos funcionários de faraó. Foi usado por Deus para ser o governador do Egito; trazendo prosperidade para o Egito.José tinha o coração amoroso para com seu pai e para com seus irmãos, perdoando toda maldade que eles fizeram para com ele (José). A situação de José estava muito difícil no Egito, primeiro ele foi vendido como escravo, e depois foi inocentemente preso, e além desses fatos, José estava num País que os homens rapavam a cabeça em honra ao deus sol.

 

Se Jose rapou a barba, ou senão rapou, não é esse fato que nos leva a deixar nossa barba crescida, mas as ordens de Deus e a Lei da Natureza que vem despontando a barba no jovem, e aos poucos vai se espalhando pelo rosto. Os homens de Deus: Arão, Moisés, Davi, Isaias, Ezequiel, falaram sobre a barba dos servos de Deus e do óleo precioso sobre a cabeça e a barba de Arão. E falaram também da barba de Jesus.

Um detalhe importante:

O servo de Deus, deve prestar bem atenção no que está dizendo Deus, através do profeta Ezequiel, pois alguns tem rapado parte da barba, e outros tem cortado o cabelo do crânio com máquina de corte zero, deixando a cabeça como se tivesse rapada como o corte do soldado militar; esses tipos de cortes não honram ao Criador. O modelo apresentado na profecia de Isaias (50:6) a respeito da barba de Jesus, o profeta escreveu: “as minhas costas dou aos que me ferem e a minha face aos que arrancam os cabelos da minha barba!” 

Quando e a quem se refere esta lei da conservação da barba?


Desde O Princípio da criação, e muito anos depois, os homens observaram a lei da natureza, porém com o decorrer dos anos, os servidores de outros deuses adotaram rapar a cabeça, como os egípcios; Quando Deus tirou os hebreus do Egito, ordenou a Moisés que separasse os Levitas, para serem os sacerdotes de Deus, e ordenou-lhes que eles não rapassem a barba. Levíticos 19:27 e 21:5

 

Por que nós que não somos da tribo de Levi, nem judeus carnais, devemos conservar a nossa barba?


O Apóstolo Pedro responde: “Mas vós sois a geração eleita o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz; Vós que em outro tempo não éreis povo, mas que agora sois povo de Deus”. I Pedro 2:9, 10.

 

Observem que nós fomos adquiridos por Cristo, e nós não éramos povo, mas agora somos  o povo de Deus, e se somos o povo de Deus, devemos ser como foram os sacerdotes; e nós que aceitamos Cristo, devemos andar em obediência, porque nos tornamos o sacerdócio real; e se o nosso Cristo, os profetas, os apóstolos, conservaram suas barbas crescidas, nós também devemos deixar a nossa barba crescida; se quisermos ser escolhidos do Senhor, e conforme Deus.

Algum profeta falou a respeito da barba de Cristo?
 

Sim! Isaías escreveu: “As minhas costas dou aos que me ferem e a minha face aos que arrancam os cabelos da minha barba”. Isaías 50:6

A maioria dos homens do mundo está com o sinal de Deus nas mãos?
Não, pois rapam suas barbas!

 

Quem mandou os homens rapar a barba?
 

Dentro do cristianismo foi  o papa Leão III, no ano 795 d.C, ordenou dizendo: “Deveis fazer (no sentido de rapar) a barba a miúdo, se possível no mesmo dia; deveis fazer higiene em vossos rostos, quando tiver que falar com pessoas importantes” Lição da higiene cartilha católica.Esta ordem é contrária à de Deus que mandou conservar, como acima já falamos. Apocalipse 13:16 – 14:6 a 11 – 16:2 – 20:4.

Esta lei não foi aceita por todos de uma só vez, pois muitos conservaram por muito tempo suas barbas. Ainda depois de 1844 entre o povo de Deus estavam os santos conservando suas barbas como se vê nos livros histórico da profetisa Ellen G White, nas fotos e também os dizeres: “devemos imitar a Cristo tanto no exterior como no interior.”

bottom of page