top of page

Véu e Vestuário

Décimo Dever - “VÉU E VESTUÁRIO”

Design sem nome.png

“O USO DO VÉU NAS MULHERES”


Que recomendação Paulo fez para a igreja de Deus?

“Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão é o cabeça da mulher. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas se para mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu”.

Observem: A mulher que não cobre com o véu, deve tosquiar-se ou rapar-se; - só tosquia quem tem cabelo comprido. Paulo está falando para as mulheres que tem o cabelo comprido, e se ela orar ou profetizar, e não colocar o véu, deve tosquiar-se ou rapar-se). Continuando o capitulo:

 

“O varão não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão. Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do varão. Portanto a mulher deve ter sobre a cabeça o sinal de poderio, por causa dos anjos. Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher é sem o varão, no Senhor. Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus. Julgai entre vós mesmo; é descente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter o cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar do véu. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.”

Está muito claro: Paulo nos diz que é indecente uma mulher orar sem véu. Também, fala que o varão não deve ter cabelo crescido, pois é indecente.O cabelo comprido na mulher é dado como véu, para as atividades do dia a dia; para os afazeres domésticos etc., e para quando ela for orar dentro de coletivos, nas ruas, quando em pensamento fala com Deus; mas quando (a mulher) for orar em sua casa, nos cultos, na igreja ou casa de oração, nas festividades religiosas, deve a mulher cobrir-se com véu. Mas se alguém quiser ser contencioso, isto é, briguento, duvidoso, incerto, nós não temos tal costume. I Coríntios 11: 1 a 16.


Como deve ser o véu de cobrir a mulher ao orar ou profetizar?

 

A Mulher religiosa representa a noiva de Cristo, e as noivas de Jerusalém, judias e muitas árabes, bem como as noivas cristãs usam o véu de filó quando vão para o altar se casar, e é assim que as mulheres devem fazer, cobrir com véu de filó branco, como também esclarece os dicionários da língua portuguesa: “Véu, tecido transparente com que as mulheres cobrem a cabeça”. “Véu da noiva” O véu é santo, não deve ser lavado misturado com outras roupas e sim individualmente com cheiro bom. A mulher não deve usar o véu rasgado ou furado.

 

“O VESTUÁRIO DO HOMEM E DA MULHER”

 

Como deve se trajar o homem e a mulher que querem servir a Deus?

 

E foram dadas a cada um compridas vestes brancas..” Apocalipse 6:11. “Eis que venho como ladrão. Bem aventurado aquele que vigia, e guarda os seus vestidos, para que não ande nu, e não vejam as suas vergonhas.” Apocalipse 16:15. Faz parte da nossa fé e ordem as vestes compridas tanto para os homens como para as mulheres, seguindo exatamente as compridas vestes dos escolhidos. Deverá ser as vestes de modo que não exponha o corpo, à vergonha e à nudez.

 

Roupas transparentes não devem ser usadas. O comprimento dos vestidos das irmãs deve ser de modo que não raspem no chão, para que as poeiras com vermes e bactérias adentrem no corpo delas, também não devem ser curtas, mas no comprimento que ao se sentar não venha expor sua nudez. Os homens devem vestir trajes compridos e adequados a dar um bom testemunho de um verdadeiro cristão. 

 

Há alguns provérbios muito utilizados, onde diz que: “A tua veste identifica quem você é!”,  “A tua aparência, as tuas vestes e  teu comportamento mostra o teu caráter!”. Roupas extravagantes não são recomendadas para vestir o verdadeiro cristão, nem a verdadeira cristã. O cristão e a cristã vestidos com pudor e modéstia enriquece a vida espiritual, e é um balsamo de espiritualidade para os que andam ao redor deles.

Devemos ter muito cuidado com a moda, as invenções dos homens que introduzem vestes escandalosas sem nenhum critério cristão, e passam ser vestes comuns entre os membros da sociedade mundana; muito longe dos conselhos bíblicos.  Todos os cristãos e cristãs, devem fazer um esforço para bem representar o Senhor Jesus em suas vidas, tanto no seu interior, bem como no seu exterior. Lembrando sempre que o verdadeiro discípulo de Jesus deve ser o sal da terra e a luz do mundo; segundo as palavras do Senhor Jesus. Leiam S. Mateus 5: 13 ao 16.

  

Em suas aparições públicas O REFORMISTA não deve usar bermudas, shorts, camiseta tipo regata, mangas curtas, decotadas, justas, coladas ao corpo. Vejam os conselhos do apostolo Paulo: “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas como convém a mulher que faz profissão de servir a Deus com boas obras.   I Timóteo 2: 9, 10

Cuidado para não usar pinturas, veja o que ocorreu com Jezabel: II Reis 9: 30 a 36. As pinturas e as tinturas, além de desfigurar o cristão ou a cristã, contêm químicas altamente toxicas e perigosas para a saúde, é só ler as recomendações para usar esses produtos nas embalagens. Os brincos: Jacó quando foi levantar um altar para Deus, mandou que aqueles que estavam com ele tirassem os brincos, que eram chamados de arrecadas, para Deus abençoar o seu trabalho. Genesis 35: 4. Também Deus para abençoar o povo ordenou que tirassem os atavios. Êxodo 33: 4 a 6.

bottom of page