top of page

Análise de Amós 8:9

  • Foto do escritor: José Mendes de Menezes Junior
    José Mendes de Menezes Junior
  • 31 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

O contexto do capítulo mostra a situação da corrupção geral em Israel instalada no passado , a ganância dolosa dos comerciantes, aliada a maldade e o engano prevalecia no país.


Não menos diferente de hoje, é situação global do mundo 🌎 ... Parece que o profeta embora aplique e fale das injustiças prevalecentes em Israel, à alude ao mundo inteiro também de hoje, e temos fortes motivos para o crer assim, principalmente o mundo espiritual atual, se reveste das mesmas características existentes em Israel no passado, e hoje é chamado de "Babilônia" e ou a grande meretriz que prevalece hoje sobre os homens na Terra.


Olhem Apocalipse 18:10 : "Aí !Aí ! Daquela grande babilônia, aquela forte cidade ! Pois numa hora ( de repente sem esperarem) veio o seu juízo) "o sol se porá ao meio-dia,a terra se entenebrecerá em dia de luz". E sobre ela choram e lamentam os mercadores da Terra, porque ninguém mais compra as suas mercadorias.... Apocalipse 18 : 13; entre estas mercadorias também está "a alma dos homens", que em Amós 8 : 6 e 4 é considerado como de nenhum valor, apenas um objeto e meio de lucro.


Quando chegamos no verso 10, o profeta Amós continua: "farei que o sol se ponha ao meio dia e a terra se entenebreça em dia de luz" aludindo à glória e poder e domínio deste sistema que será destruído de repente. Jesus disse o que parece impossível aos homens à Deus tudo é possivel Mateus 19 : 26 . A grande Babilônia hoje diz : "Estou assentada como Rainha, e não sou viúva, e não verei o planto"... : Portanto, num dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto e a fome, porque forte é o Senhor Deus que a julga. Apocalipse 18 : 8.


O contexto de Amós 8 no verso 10 continua : E tornarei as vossas festas em luto, ( Natal, ano novo , sexta feira da paixão, festas juninas, festas tantas e tantas que existem) e todos os vossos cânticos em lamentações... veja o que diz Apocalipse 18 : 22 : Em ti não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos, e de flauteiros, e de trombeteiros...na realidade o castigo divino que repousava sobre Israel por causa das injustiças e maldade são os mesmos que repousam sobre o sistema falso hoje em todo mundo. O verso 10 põe em evidência a destruição desse sistema e o desespero que haverá entre eles quando isto acontecer, não menos que isso o profeta João também disse à esse respeito vejam Apocalipse 18 : 15 ao 19.


No contexto profético de Amós 9 do verso 11 ao verso 13 continua o que vai acontecer neste tempo, após o fechamento da porta de graça e a destruição divina instalada, muitos buscaram a salvação , mas é tarde demais. O verso 14 termina pondo um termo final aos idólatras. Amós 9 : 14 com Apocalipse 22 : 15.


Pastor Gérson Borges.

 
 
 

Comentários


bottom of page