Às vezes, coisas ruins acontecem para o nosso bem…
- IACR 1931 Igreja Adventista da Completa Reforma
- 6 de mai. de 2024
- 3 min de leitura

"Antes de ser Afligido andava errado, mas agora obedeço à Tua Palavra" Salmos 119:67.
Nem sempre os acontecimentos ruins e mesmo dramáticos na vida, têm o fim negativo. Apesar de transparecer certos problemas na vida como o fim de tudo, muitas vezes eles podem ser o recomeço e a restauração de uma vida completa.
Deus em Sua sabedoria, também se utiliza muitas vezes das dificuldades e problemas... e mesmo de doenças permissíveis, como mecanismos para ensinarem grandes lições na vida, e que acionarão e despertarão a consciência as vezes adormecida , para a Vida e a Salvação. Muitas vezes são os momentos difíceis da vida de uma pessoa, que à faz despertar para os atributos adormecidos da alma, fazendo a refletir mais na fé, no amor, na paciência e na obediência à Deus; brotando gloriosamente e fazendo renascer a Vida, como um rio transbordante que jazia aparentemente morto no deserto.
Embora a grande maioria dos seres humanos não aprendam e reconhecem situações adversas como meios de salvação, alguns pelo amor de Deus "acordam", e conseguem despertar para a realidade das coisas , aprumando seu caminho na retidão e fidelidade à Deus, ou seja foi necessário algo mais difícil e alguma experiência mais amarga para salvar que de outro modo os resultados benéficos não apareceriam se a pessoa estivesse sempre em situação vantajosa e favorável.
A palavra de Deus sempre nos ensina algo importante todos dias, e em Romanos 8:28 não é diferente, vejamos : "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem". A Bíblia não disse todas as coisas boas contribuem para o bem, mas disse "todas as coisas juntamente contribuem para o bem", isso pode envolver coisas boas e ruins, que podem se transformar num fim bom , se as soubermos aproveitar.
Uma doença pode ser um aviso para nos cuidarmos melhor, e nos ensinar que as transgressões as leis de saúde precisam parar para dar lugar à Vida , e vida em abundância como ensinou o Grande Mestre. Um acidente, uma perda, um aperto , podem sinalizar como um importante aviso para acordar antes que seja tarde, e por em dias a vida com Deus, antes que o tempo o faça perder tudo.
Deus tem Suas formas de salvar cada um, e as nas advertências correções e mesmo nos castigos é demonstrado seu profundo amor. Portanto não olhe a dor, o sofrimento e os problemas como o fim de tudo , mas esteja atento , aprendendo as lições que os espinhos querem lhe ensinar.
Em um hino inspirado há um célebre estrofe que diz : "Os espinhos tantos que nos fazem sangram , são remédios santos para nos curar". Muitas vezes na vida é necessário o oleiro quebrar o vaso, para ser refeito um "vaso novo" . O vaso nesta história somos nós , e o oleiro é Deus. Em algumas pessoas o amor e a obediência são mais naturais e fáceis de se ver , em outras porém é necessário os dias nublados para aproximá-las mais de Deus. Seja qual for sua situação, aprendemos juntos que : "Todas as coisas concorrem para o bem", mesmo aquelas que aparentam ser ruins na vida, mas podem se transformar nos os meios que salvarão a pessoa. E as vezes serão as lições mais grandes e importantes da vida.
Até mesmo o Salmista aprendeu algo assim : "Antes de ser afligido andava errado, mas agora obedeço à Tua Palavra" . Deus lhe abençoe grandemente e lhe dê entendimento em tudo.
Pr. Gerson Borges
コメント